O que é Biofeedback?

Biofeedbak é uma ferrameta terapêutica que visa proporcionar ao paciente  um maior controle de determinadas reações físicas e emocionais, frente a determinados “gatilhos” psicológicos. 

O biofeedback pode ser conduzido de complementar-integrativa com outros  processos terapêuticos, sobretudo com a Psicoterapia. O procedimento é feito de forma não-invasiva e não-medicamentosa, com ajuda de equipamento eletrônico sensível.

O grande objetivo do Biofeedback é contribuir diretamente para a chamada homeostase, isto é: o equilíbrio interno do organismo, que gera bem-estar físico, , e emocional. Especialmente no caso das doenças psicossomáticas.

Biofeedback indicado:

  • O Biofeedback indicado quando o objetivo específico é reduzir/tratar os sintomas associados aos quadros de estresse, ansiedade, depressão, fobias, dificuldade nas adaptações e/ou interações sociaisdéficits de atenção e sintomas emocionais. 

  • O Biofeedback também é uma importante ferramenta diagnóstica durante a anamnese.

Procedimento nas sessões de biofeeback:

Uma sessão tem duração de aproximadamente 30 minutos. Antes do processo, o paciente é orientado em relação à sua respiração e a observar as suas reações, seus pensamentos e sentimentos frente a determinadas situações.

As reações do paciente são captadas por um sensor, que pode ser colocado no dedo ou na orelha e é conectado a um dispositivo capaz demonitorar a frequência cardíaca do paciente durante todo o processo.