Você já ouviu falar em Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é uma técnica baseada em métodos da medicina tradicional chinesa (MTC). Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e emocionais.


Sendo indicado no tratamento de problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.


Cada sessão dura em torno de 30 minutos e é recomendada uma por semana conforme protocolo de atendimento definido a cada cliente.


Associações entre as emoções e os órgãos do corpo humano, de acordo com a medicina tradicional chinesa.


Alegria - Coração

Na medicina tradicional chinesa, a alegria é uma emoção de profundo contentamento e está ligada ao coração. Quando uma pessoa se sente superexcitada e muito alegre pode experimentar agitação, insônia, febre e palpitações cardíacas. No coração se conecta também o amor.


Raiva - fígado e vesícula biliar

A raiva é uma emoção que está associada ao ressentimento, à frustração e à irritabilidade. Na medicina chinesa se diz que emoções do tipo coléricas são armazenadas no fígado e na vesícula biliar. A raiva pode causar pressão alta e tonturas.


Ansiedade - Pulmões e Intestino Grosso

A ansiedade é uma emoção relacionada com a preocupação excessiva e isto pode afetar principalmente os pulmões e o intestino grosso, de acordo com a medicina tradicional chinesa. A ansiedade pode impedir uma pessoa de fazer um bom uso de sua energia, o que pode causar falta de ar, colite, úlceras e inflamação do intestino grosso. A preocupação está associada ao estômago. A ansiedade também está ligada ao baço.


Tristeza - Pulmões

A dor emocional pode causar desarmonia nos pulmões e problemas na circulação da energia por todo o corpo. A dor pode enfraquecer a vontade de viver, danificar os pulmões e causar doenças respiratórias, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Aos pulmões são associadas as emoções de dor e tristeza.


Melancolia - Baço

Melancolia e preocupações excessivas que causam ansiedade, afetam o baço e podem causar fadiga, letargia e dificuldade de concentração. Melancolia pode também comprometer o sistema digestivo e afetar o estômago com acumulação de gás e inchaço.


Medo - Rins

O medo pode causar desarmonia nos rins, de acordo com a medicina tradicional chinesa. O medo extremo pode levar uma pessoa a perder de repente o controle das funções da bexiga e rins.


Susto - Coração

O susto é uma emoção de choque e pânico causado por um evento súbito e inesperado. De acordo com a medicina tradicional chinesa, o susto ataca primeiramente o coração (por exemplo, sentindo palpitações) mas quando se torna crônico, também pode afetar os rins, o órgão associado ao medo.

O RELÓGIO BIOLÓGICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


Na Medicina Tradicional Chinesa, um assunto tão interessante quanto difícil e complicado, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio, ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade. É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão.


Um distúrbio ou uma doença que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.


3:00-05:00 PULMÃO

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se "levantar". Responsável por levar a energia - Chi - para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos.

Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.


5:00-07:00 INTESTINO GROSSO

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. Nesta hora é ótimo beber água morna.


7:00 - 09:00 ESTÔMAGO

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã.


9:00-11:00 BAÇO

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos. Se você não tiver feito um bom café da manhã, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário ainda é indicado para o café da manhã.


11:00-13:00 CORAÇÃO

Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito fazer uma pausa, almoçar e relaxar. Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.


13:00-15:00 INTESTINO DELGADO

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante. A primeira parte desta faixa horária é ainda um um bom momento para se alimentar.


15:00-17:00 BEXIGA

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho. Claro, se você estiver bem alimentado e hidratado para seguir o restante da jornada.


17:00-19:00 RINS

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia se abaixando, o cansaço chegando. Neste caso, comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções.


19:00-21:00 PERICÁRDIO

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege), este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. Mas também dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco.



21:00-23:00 MERIDIANO TRIPLO AQUECEDOR

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes. Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos nos adormecer.


23:00-01:00 VESÍCULA BILIAR

A vesícula está estreitamente ligada ao fígado (horária sucessivo). Neste momento, você precisa dormir, ou então você vai esgotar as reservas de energia nesses dois órgãos.


01:00-03:00 FÍGADO

É fundamental descansar durante este tempo, quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.


Interessante não é mesmo? Isto foi uma tímida introdução, que não sonha em ser de nenhum jeito, exaustiva...como foi dito no início, a medicina tradicional chinesa é realmente muito complexa.


Fonte: https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/1400-a-que-emocao-cada-orgao-corresponde



Agende seu horário. Nosso atendimento é personalizado e realizado somente com horário marcado.



Posts Em Destaque